17 de ago. de 2009

Viaje até Burma sem escalas.

Oficialmente Burma deixou de existir em 1989, quando uma junta militar mudou o nome desse país localizado no sudoeste asiático para Myanmar. Mas o Mission of Burma continua mais vivo do que nunca. O nome parece sub-título de filme do Steven Seagal, mas o som é bom pra cacete. 

Formado em Boston em 79, pegaram a agressividade e o discurso do punk misturaram uns climas meio sombrios do velvet underground, bateria poderosa mas sem firulas, caprichavam nas letras e tudo isso no volume máximo. Tocavam tão alto que o guitarrista Roger Miller desenvolveu um grave caso de Tinitus e durante a ultima turnê tocava com fones de ouvido enormes pra tentar não ficar surdo. 

O EP Signals, Calls and Marches, de 81, trazia 6 músicas e, sem sacanagem, influenciou milhões de outras bandas que queriam "evoluir " pra além das 3 notas, mas sem perder a agressividade. Ainda lançaram o album Vs.  e o ao vivo The Horrible Truth About Burma antes de terminar em 83.  Em 4 anos de carreira fizeram mais pelo rock americano que muita banda que vendeu milhões de discos jamais conseguiu. 

Saca só o clássico That's when i reach for my revolver. 



 Essa música é tão boa que já foi "coverizada" pelo Moby...





..... Catherine Wheel, 



....pelo cérebro do Blur, Grahan Coxon,



... pelo Soul Asylum,



 ...e aposto que por muito mais gente. 


Mas parece que o fone de ouvido ajudou o Roger Miller a continuar escutando. Em 2002 eles se reuniram, fizeram alguns shows e gravaram mais 2 albuns, (ONoffON de 2004  e The Obliterati de 2006) ambos pela Matador Records, que em 2008 relançou todos os albuns anteriores com faixas extras e som remasterizado. Até vieram ao Brasil em 2005, quando tocaram no Campari Rock em São Paulo. 


Em outubro próximo lançam mais um, The Sound The Speed The Light, ainda pela Matador que será dividido em 4 suites de 3 músicas cada. É esperar pra ver. O país pode não existir, mas a banda tá vivinha da silva. 






Um comentário:

  1. quero crédito nessa porra aê, se tu não tivesse torcado idéia comigo esse assunto de cover aí não tinha aparecido

    ResponderExcluir