28 de set. de 2009

Cadê o video que estava aqui?

Lá no primeiro post dessa bagaça reclamei que não conseguia mais achar os videos do Hüsker Dü no Youtube. Nem "subí-los" eu mesmo dava certo.

Mas parece que isso vai acabar. Um acordo (mais $$) entre a gravadora Warner e o Google, dona do YT, pode colocar os artistas da gravadora de volta à telhinha do site. Nesses 9 meses de brigas, artistas tão diferentes como Red Hot Chilli Peppers, Replacements, Madonna, White Stripes e U2 ficaram no meio dessa briga, e se tornou impossível achar algum clip oficial deles. Eu sei que a grana envolvida é gigantesca e que cada lado quer garantir o seu, mas deveria haver uma maneira de proteger o artista de menor exposição, ou bandas que já não existem mais, do esquecimento total na rede.

Veja o caso do Hüsker Dü, a banda acabou em 1987, não tem um site ou Myspace oficial, canal no Youtube ou Twitter, nada. O video que ainda pode ser achado é o que tá aí embaixo, de quando eles ainda eram da SST, um selo independente especializado em Punk, montado pelo Greg Ginn, guitarrista do Black Flag. Aproveite enquanto é tempo.


O sites do HD que existem são feitos por fãs, que tentam manter viva, pelo menos na internet, o som e a história da banda. Mas a porra da gravadora vai e tira os clipes do ar. É muita burrice, porque a Warner não ganha nada, além de inimigos, tipo esse que vos escreve, em proibir a exibição do videoclip.

O número de pessoas que vão ao Youtube atrás de um video do Replacements, por exemplo, é infinitamente inferior, infelizmente, ao número de pessoas querendo ver o novo da Madonna ou do U2. A gravadora pode entender que está fornecendo page views sem estar recebendo o que lhe é devido. Não justifica, mas não é difícil de entender a reclamação. Mas tirar os vídeos de uma banda de seu cast do ar, um artista que vc não divulga mais, que não gasta um centavo promovendo, é enterrar a história da sua companhia. É proibir que alguém venha a conhecer bandas e artistas que sua empresa um dia vendeu. Resumindo, é uma burrice sem tamanho.

Isso mostra como as gravadoras estão perdidas. O futuro chegou atropelando e elas ainda estão tentando anotar a placa do caminhão.

Um comentário: