9 de jul. de 2009

Destruidores de tímpanos

Muita banda de Heavy Metal gosta de falar que é a que toca mais alto do mundo. Os americanos posers do Manowar até se trancaram num estúdio, botaram o som no talo, registraram tudo e mandaram pro Guiness só pra reivindicar o título. Mas, não tem pra ninguém. 
Esse título é do My Bloody Valentine e ninguém tasca. 



Formado na Irlanda em 1984 pelo guitarrista Kevin Shields e pelo baterista Colm O Ciosoig , passaram por diversas formações até lançarem o primeiro trabalho, This is Your Bloody Valentine, que não chamou atenção de muita gente. Depois de muitos EP's e a entrada da guitarrista e vocalista Bilinda Butcher o som do MBV foi mudando, ficando mais barulhento, carregado de distorções e reverbs, bastante influenciado pelo Jesus & Mary Chain. 

Em 1987 eles assinaram com a Creation Records depois que o dono da gravadora Alan McGee viu a perfomance ao vivo da banda e se convenceu que eles eram a versão britânica do Hüsker Dü. O engraçado é que eles ficavam estáticos no palco, nem olham direito pra platéia, o que levou a sempre gaiata imprensa inglesa batizar o som de Shoegaze (algo como olhar fixamente os sapatos). Logo o zoação virou um movimento, com bandas essenciais como Boo Radleys e Ride.

O primeiro lançamento pela gravadora foi o EP You Made Me Realise. (links abaixo pra download) A faixa título é até uma hj umas das mais conhecidas músicas do grupo. 
Ao vivo ela chega aos 20 minutos, numa avalanche de microfonia e distorção.








Loveless

Lançaram ainda os Lp's Isn't Anything, de 1988 e Loveless, de 91. O segundo demorou 2 anos pra ser gravado e, dizem , custou 250 mil libras, quase levando a Creation a falência. Mesmo sendo considerado um dos melhores álbuns da década, Loveless foi o ultimo lançamento da banda. Foram dispensados da gravadora, assinaram com outra (Island) e receberam mais 250 mil pratas de adiantamento pro próximo trabalho. Até hj nada foi lançado. Boatos que o Shields estava maluco no mesmo estilo do Syd Barret e do Brian Wilson começaram na aparecer na mídia. 

Pula pra 2008, quando eles voltaram a se apresentar depois de 13 anos. 
Seguimos na torcida vê-los por aqui pelo Brasil. 
Nossos ouvidos merecem ser destruídos por esses deuses do noise.





 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que pelo nome da banda achei que seria EMO demias. Mas te conhecendo sabia que deveria dar uma chance ao som. Boa dica. Valeu.

    ResponderExcluir