8 de fev. de 2010

Como me apaixonei por festivais ingleses - the end

Continuando com minha pequena viagem ao fundo de minha memória musical / televisiva, com mais vídeos do Reading Festival 1992, que a TV Bandeirantes exibiu no mesmo ano e que mudou um pouco minha vida.


Satan

O Teenage Fanclub me impressionou com tantas melodias grudentas e vocais dobrados. E fazendo uma música maravilhosa que me intriga até hoje: como essas bandas escocesas são tão fodas?

Nesse vídeo sensacional o TFC toca Concept (que emenda na pequena mas poderosa Satan) e Everything Flows, a melhor música deles. Na Band também foi exibida God Knows It's True, um lado B que você encontra na coletânea Deep Fried Fanclub. Demorei 12 anos pra matar a vontade de vê-los ao vivo até conseguir, em Curitiba. Mas isso é uma outra história.

Olha a felicidade da galera na lama.



Muito legal o batera, com cigarrinho caíndo no canto da boca, cara de nem aí, tocando pra mais de 50 mil. Figura.


Melhor banda do mundo?

Quando conhecí o Smashing Pumpkins nesse Reading 92 achei que eles poderiam ser a melhor banda do mundo. E eles realmente foram, durante algumas semanas na década de 90, antes do Billy Corgan se achar mais talentoso do que ele realmente é. Dois caras e duas garotas fazendo um som poderosão. Duas garotas sim. Só muito depois fui saber que a guitarrista de vestidinho cinza era um cara chamado James Iha.

Essas duas músicas são muito boas. Ambas do primeiro álbum Gish. Começando com Bury Me. Os vídeos estão começando meio em slow motion, mas depois melhoram. Você sabe né, registro histórico.




E seguindo com um hino dos abóboras, Siva.





Ao contrário do tranquilão batera do Teenage, o Jimmy do Smashing Pumpkins é intenso, monstruoso. Toca pra cacete. Anos depois esteve envolvido com heroína, inclusive participando do episódio (esbórnia) que terminou na morte por overdose do tecladista da banda. Um dos fatores determinantes para o declínio deles.


Mel de Lama

Um pouco mais conhecidos pelo estouro do grunge mundo a fora, o Mudhoney foi uma das últimas bandas da terceira noite do festival. A noite do Nirvana. E fizeram o de sempre: um show espetacular. Uma aula de como se portar em cima do palco. De como despejar um rock sujo e esporrento. Seja num clubinho pra 300 pessoas ou para um mar de gente.

Ver o Mark Arm gritando com a cara suja de lama é muito legal.





Lembro que a Band ainda transmitiu algumas bandas que não consigo achar na internet, como a poderosa Rollins Band (tocando Another Life), o Public Enemy (que foi um dos headlines do evento) e o Buffalo Tom. Tem também os suecos do Bjorn Again, que devem ter tocado num palco menor porque não constam na line up do palco principal, que tá aí embaixo. Dizem que o Kurt Cobain exigiu a presença deles, que são (eram?) uma banda tributo ao ABBA, no festival. Será?

E claro, o Nirvana. Mas não vou botar um dos vários vídeos deles aqui, porque quem ainda não baixou (ou recentemente comprou o DVD) com o histórico (quantas vezes usei essa palavra nesse especial, hein?) show deles no Reading bom sujeito não é.

Veja que Line up foda.

Reading Festival 1992

Dia 1 Dia 2 Dia 3
The Wonder Stuff Public EnemyNirvana
The CharlatansSuede Nick Cave & The Bad Seeds
Public Image LimitedSunscreemMudhoney
PJ Harvey EMFTeenage Fanclub
Mega City FourManic Street PreachersL7
The Milltown BrothersThe FarmPavement
Fatima Mansions Smashing PumpkinsMelvins
Redd KrossShonen Knife Tabitha Zu
DF 118The Rollins Band
Thousand Yard Stare
Buffalo Tom
Therapy?


That's all, folks. Gostaria de agradecer ao ilustre desconhecido lá da Band que, pra aproveitar que o rock tava na moda, exibiu esse festival maravilhoso pra molecada dos 90's. Eu, lá na Baixada Fluminense, viajava pra Inglaterra cada vez que assistia a essas bandas no meu video-cassete. E voltava sempre a salvo, mas nunca são.


3 comentários:

  1. Ralph,
    maravilhosa essa série de posts.
    Lembro de ter visto isso na Band também.
    O vídeo do Ride na Brixton Academy tem inteiro em qualidade de DVD na internet. Só vi nuns trackers de torrent fechados, mas posso gravar para você qualquer hora.

    Abração!
    Gordinho

    ResponderExcluir
  2. Porra, achei q mais ninguém tivesse visto isso na época.
    Foi sensacional porque foi muita banda boa a mesmo tempo, e na Band (o canal do esporte).

    Adoraria que vc gravasse o show. Já tentei achar, mas sem sucesso.

    Nos falamos por e-mail.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei. Serei eu um bom sujeito?

    ResponderExcluir